7 regras de etiqueta no Japão que você tem que conhecer
Antes de viajar para o Japão é importante conhecer as regras básicas de etiqueta, para não se encontrar em uma situação embaraçosa por falta de compreensão da cultura.
A seguir, algumas regras das situações-chave que os turistas tem que saber antes da sua viagem para o Japão:
1. Tirar os sapatos
Em casa e em locais públicos, como restaurantes, templos, santuários e ryokans (acomodações japonesas) as pessoas tiram seus sapatos. Apesar de parecer bastante simples, é uma etiqueta muito importante no Japão.
2. Cumprimento
No Japão, curvar-se diante de alguém é uma forma de respeito e consideração pela pessoa. Para as pessoas que visitam o Japão é questão de bom senso – só uma inclinação da cabeça já mostra respeito ao costume e serve para cumprimentar uma pessoa.
3. Uso do hashi
O modo de usar os hashi (pauzinhos) nas refeições faz parte das regras mais importantes de etiqueta no Japão. Por exemplo, utilizar os hashi para apontar para algo é considerado de extremo mau gosto. Mas é claro que segurar e usar os hashi perfeitamente demanda muita prática.
4. Bebidas alcoólicas
Quando os japoneses bebem, a hierarquia social desmorona totalmente. Nessa situação tudo pode acontecer. Um professor pode beber com seus alunos, um chefe pode beber com seu funcionário. Eles podem beber muito e ficar embriagados, isso é normal. Só que quando todos ficarem sóbrios, eles se comportarão como se nada tivesse acontecido. Muito profissional!
5. A arte de sentar-se
Os japoneses sentam-se no chão apenas da maneira seiza, que significa sentar-se dobrando as pernas debaixo das coxas.
6. Dinheiro
Os japoneses sentem vergonha de mostrar dinheiro em público. Claro que eles pagam normalmente no supermercado, mas se você quer dar dinheiro a alguem você tem que envolver o dinheiro em um pedaço de papel antes. Por isso envelopes de dinheiro decorados são bastantes populares no Japão. Essa regra existe por causa da proteção do espaço pessoal de cada pessoa.
7. Tocar as pessoas
No Japão é mal educado olhar direto as pessoas nos olhos ou tocá-las. Cada japonês respeita o espaço pessoal dos outros. Beijar em público também é mal visto no país. Na história do Japão, tocar estranhos já foi considerado uma violação da ordem pública.
Quando você reserva com uma conta, você poderá acompanhar seu estado de pagamento, acompanhar a confirmação e você também pode avaliar o tour depois de terminar o mesmo.