Quando se está congelando de frio, só pensamos em um longo e relaxande banho quente. Aquele vento que entra escondido através de cada rachadura e faz um calafrio subir a espinha, acaba por me fazer pensar em como seria bom entrar em uma jacuzzi quentinha. Me vem a cabeça aquela imagem do Japão e os banhos termais de águas naturais.
Um Onsen japonês, no sentido tradicional, é uma casa de banho construída nas imediações de uma fonte de água termal, contendo minerais que serve para relaxar e também promove a saúde no Japão. Um Onsen se distingue de um Sento pois a água deve estar a mais de 25 graus Celsius e conter minerais na água. O Sento é feito para atender as necessidades mais diarias de higiene das pessoas.
Culturalmente, no vestiário de um Onsen você deve primeiro retirar seus sapatos, e depois colocar suas roupas em um cesto para então se preparar para entrar nas águas termais. Logo após o vestiário, geralmente há uma área para que cada pessoa se higienize bem, a idéia é você tomar um banho completo com sabão e xampu para depois de se enxaguar completamente estar limpo para entrar nas diferentes piscinas e banheiras do Onsen e aproveitar a água quente para relaxar.
Algumas regras de etiqueta para uso dos Onsen
Limpeza assegurada
Todos que quiserem aproveitar o Onsen devem se lavar e se enxugar bem antes de entrar nas águas termais, apresentar sujeira ou resquícios de sabonete ou xampu é mau visto. Você deve estar bem limpo e enxaguado.
Trajes de banho
Geralmente não é permitido aos banhistas usar qualquer roupa de banho. Entretanto em alguns Onsen modernos de uso misto, com parques dágua, requerem que os convidados de ambos sexos usem um traje de banho.
Toalhas
Os frequentadores de Onsen, geralmente usam uma pequena toalha para enxugar o suor e opcionalmente para cobrir suas partes ao caminhar nas diferentes áreas de banho. É contra as regras, submergir ou molhar as toalhas dentro das piscinas, pois os japoneses as consideram sujas. Geralmente a toalhas é deixadas ao lado da piscina, ou pode também ser colocada sobre a cabeça enquanto na piscina.
Ruídos
Os Onsen variam entre silenciosos ou sonoros, alguns tem música ambiente com flautas e barulhos de cachoeira. Os banhistas podem aproveitar o momento de relaxamento e conversar. Não se deve ter um comportamento agitado nas piscinas, porém os japoneses toleram um pouco mais de energia por parte de crianças.
Tatuagens
Cerca de metade dos Onsens não permitem banhistas com tatuagens dentro de suas premissas. A razão disso é a proibição da entrada de membros da Yakuza que comumente tem seus corpos cobertos de tatuagens. Com o crescimento do turismo, muitos Onsens já permitem ou toleram a entrada de pessoas com tatuagens, desde que sigam as regras do local, algumas exigindo que a tatuagem seja coberta.
Você já viveu essa experiência? Deixe um comentário abaixo!
Quando você reserva com uma conta, você poderá acompanhar seu estado de pagamento, acompanhar a confirmação e você também pode avaliar o tour depois de terminar o mesmo.